04/03/2016

#Copycat - Copiar Tatuagens



   Hoje o assunto é extremamente pessoal.



Venho falar da minha opinião relativamente ao assunto "copiar tatuagens". Muito resumidamente o que vou aqui escrever justifica o porquê se ser completamente contra a cópia de tatuagens.
Não pretendo o fender ninguém.

As tatuagens  andam cada vez mais a serem copiadas  na integra e isso está errado!

É muito facil andar a ter ideias para uma tatuagem e durante a pesquisa visual encontrar uma tatuagem já feita que nos preencha os requisitos. Acontece, já me aconteceu encontrar até 2 imagens assim! O que fazemos apartir daí vai da nossa consciência, imaginação, amor próprio etc.

Ás vezes é complicado ter uma imagem lúcida do que queremos tatuar, as vezes nem sabemos ao certo o que queremos fará conseguir explicar ao tatuador isso. Então pesquisamos centenas de imagens, ideias para conseguirmos algo!
Depois de conseguirmos esse "algo" está na hora de o imaginar como vai ficar na pele. Eu pessoalmente depois de ter a ideia desenho-a na pele com lápis preto ou mesmo uma caneta.
Faço literalmente uns sarrabiscos só para visualizar a coisa.
Depois temos de esperar pela data...a ansiedade cresce e cresce e quando finalmente a fazemos, fogo! Sentimo-nos tão bem por ter algo só nosso, que exprima o que sentimos ou o que gostamos tal e qual como sempre imaginamos. É nosso! É algo pessoal e nosso. Mais ninguém vai ter algo assim...igual.


Isso é assim durante um dia ou dois. Porque depois de fazermos a tatuagem e de nos sentir-mos TÂO bem com ela gostamos de a mostrar ao mundo! Faz parte de nós, faz parte do desenho e qualidade do tatuador por isso não há mal nenhum em mostrá-la! É a mesma coisa que mostrar um penteado novo, com a diferença que a tatuagem nunca mais sai da pele.

Começam a vir os comentários, os elogios ou críticas. São todos bem vindos! Eu pessoalmente sinto que estão a elogiar a minha personalidade e a minha imaginação, até porque fui eu que decedi tudo até ao mais pequeno pormenor!
Agora digam-me, depois disto tudo o que é que leva alguém a ter o direito de COPIAR a tatuagem?!

Eu não estou a falar de "inspirações" ou "partes iguais" nem "parecidas", estou a falar em literalmente copiar tudo! O sitio onde  a tatuar, o desenho, as cores, as linhas e todos os pedidos distintos que fazem dela perfeita para a pessoa original.

Se alguém escolher tatuar um lírio no meio de uma caveira é porque tem uma conexão extremamente óbvia para quem a fez, agora se alguém a copia qual é o sentido?!

Ah e tal pode ser só por ser bonito...pois pode! Ok mas tinha se ser  100% igual?! Não podiam escolher outra flor que gostassem mais?
Ah e tal a partir do momento que mostramos as tatuagens na Internet estamos cientes que podem ser copiadas. Não, não estou ciente disso. Que a minha tatuagem sirva de inspiração até me sinto honrada, mas agora cópias?! Mas o pessoal nao tem imaginação?!


Penso eu de quê até à data ninguém me copiou, mas já li que "queria tatuar exactamente a minha tatuagem". Se essa pessoa o fez eu não sei. Mas as cópias acontecem todos os santos dias!

Não é justo! As tatuagens não são modas, são arte que resolvemos aplicar ao nosso corpo.
Aqui à dias aconteceu uma cópia a 100% de uma tatuagem de uma blogger/ ex-blogger. Ela expressou-se no instagram e entretanto apagou as publicações. Aquilo azedou. A pessoa que o fez foi de uma mesquinhice incrível! Resultado? A blogger em causa, que chega a fazer umas 5 tatuagens por ano decidiu nunca mais as mostrar na totalidade. Cada um faz o que quer né. Podemos copiar tudo...só que não!

Adaptem-se não copiem.























8 comentários :

  1. eu se me prolongo sobre isso escrevia aqui um testamento, mas vou resumir, copiar tatuagens na integra é a coisa mais estúpida e sem personalidade de sempre, e quem faz isso é um monte de merda, get a life.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma q é copia o desenho mas num sitio do corpo diferente mas tb é um gato n é nada mto especifico.

    Sempre que quero uma tatuagem procuro inspiracao em outras mas modifico com o meu gosto pessoal.

    Copiar cenas que claramente foram pensadas e repensadas por alguem e sao criativas e especificas, é bue parvo, pronto é isto xD

    ResponderEliminar
  3. Quando são aquelas tatuagens mega "comerciais" tipo uma âncora, passarinhos e outras tretas do género, eu percebo que não haja muito por onde fugir e acabem por se ver várias cópias.
    Agora copiar estas tatuagens que exigiram imenso trabalho e criatividade, acho simplesmente estúpido. E acho ainda mais estúpido existirem tatuadores que alinhem nisto. Copiar o talento de outro colega?? Que raio de tatuador é esse?

    ResponderEliminar
  4. Adoro tatuagens apesar de nunca ter feito nenhuma ainda por mero medo de agulhas :-)! Beijinhos
    Lusitana*Blog

    ResponderEliminar
  5. que tristeza! uma tatuagem é uma coisa tão pessoal (tirando aquelas das modas, como os triângulos e wtv), não me cabe na cabeça como alguém quer fazer uma cópia na integra e nem sequer adaptar!

    ResponderEliminar
  6. tb acho que as mais basicas, é dificil, porque mesmo que nao tenhas copiado ninguem ou nem ter sacado imagem da net, é mto provavel de teres igual a alguem. eu falo por mim, ha uns meses aconteceu me ter uma rapariga comentado no meu instagram que tinha uma tatuagem igual a minha exactamente no mesmo lugar!foi mesmo uma cena num milhao acho, porque, neste caso, foi uma frase no peito, que me diz muito ha anos, da minha musica preferida, e eu apenas cheguei ao tatuador e disse que a queria e no peito e puff ele faz o lettering a mao e tal. a rapariga tinha letra diferente mas nao deixou de ser esquisito pra mim, e pra ela.. como se tivessemos copiada eu a ela ou ela a mim ou whatever.

    quanto as grandes detalhadas, é preciso mesmo ter granda lata porra.. em especial trabalhos mesmo custom made.. se fosse aquelas imagens que eles teem nos livros e tal é uma coisa.

    ResponderEliminar

Comenta ♥